Última fase da 3ª ONHB-Aberta para Todos teve início nesta segunda (13/11)

De volta à lista

Em 13/11/23, por Assessoria de Imprensa3ª ONHB-A

A 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – Aberta para Todos (ONHB-A) iniciou nesta  segunda-feira (13/11) a 4ª e última fase com 2,4 mil equipes, incluindo pessoas que participam individualmente, de todos os estados do país. Esta é uma versão da ONHB totalmente online, gratuita e disponível para qualquer pessoa acima de 12 anos. 

A 4ª fase permanecerá disponível até sábado (18/11) às 23h59. A divulgação de desempenho e emissão de certificados serão realizados dia 24/11.

O objetivo da ONHB-A é ampliar o acesso ao conhecimento sobre a História do Brasil a estudantes e a um público que não está vinculado ao ambiente escolar. 

O projeto também irá oferecer bolsas de iniciação científica júnior a estudantes de escolas públicas que alcançarem os melhores desempenhos na prova. As bolsas são disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm duração de até um ano.

Com a ONHB-A, o público pode acessar conteúdos semelhantes aos oferecidos na versão original da Olimpíada, que é destinada a estudantes dos ensinos fundamental (8º e 9º anos) e médio.

A prova da ONHB apresenta questões que trazem assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.

Modalidades e forma de participação

Na ONHB-A é possível participar por meio de quatro modalidades. Em duas delas, “individual” e “grupo”, pode participar qualquer pessoa acima de 12 anos. Na categoria “grupo”, os interessados podem convidar amigos e familiares e formar equipes com duas a seis pessoas.

Nas modalidades “escolar privada” e “escolar pública”, podem se inscrever grupos formados por um professor e três estudantes dos ensinos fundamental (7º, 8º ou 9º anos) ou médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Nestas duas modalidades, a proposta é que estudantes e professores possam conhecer o projeto ou, aqueles que já participam, se prepararem para a próxima edição da ONHB, que irá ocorrer em 2024.

Sobre a prova e fases da ONHB-A

A ONHB-A prevê três fases com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa. A quarta etapa conta com uma tarefa principal. Todas as fases são online e têm duração de uma semana cada, período que pode ser usado para que os participantes pesquisem e debatam com colegas as questões apresentadas. A ONHB-A é eliminatória e prevê a entrega de medalhas virtuais.

A ONHB-A é realizada pela Unicamp, com apoio do CNPq, da Associação Nacional de História (Anpuh), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

 Assessoria de Imprensa ONHB

assessoriadeimprensaonhb@gmail.com

Mapa com número equipes e participantes na modalidade individual, por estado

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.