Comunicado Oficial: Chamada para os contemplados com as Bolsas de Iniciação Científica Junior – CNPq via 3ª ONHB-A

De volta à lista

Em 30/11/23, por Comissão Organizadora3ª ONHB-A

Prezado(a)s participantes da 3ª ONHB-A: é com grande alegria que a Comissão Organizadora da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – Aberta para Todos informa que iniciou a chamada dos estudantes elegíveis para receber as Bolsas de ICJ (Iniciação Científica Júnior). 

Confira abaixo informações importantes.

Sobre a Chamada

A Comissão Organizadora, seguindo sua política de privacidade, não publicizará os nomes dos alunos contemplados, de seus professores ou escola.  O contato está sendo feito diretamente por nossa equipe via e-mail. Cada estudante contemplado está sendo informado por meio de mensagem em seu e-mail cadastrado em nosso site e as mensagens estão copiadas para seus/suas professore(a)s orientador(a)s.
Pedimos aos estudantes e professore(a)s participantes da fase 4 – que verifiquem suas caixas de e-mail, incluindo o spam, para mensagens enviadas a partir do e-mail:                 onhb.bolsas.icj@gmail.com

Pedimos, ainda, que professore(a), gestore(a)s, pais e/ou representantes legais acompanhem e orientem os estudantes no processo de realizar as exigências do CNPq para a implementação das bolsas, especialmente no Cadastro do Currículo Lattes e na abertura de uma Conta Corrente no Banco do Brasil. 

Sobre dados e documentos exigidos

Para que a ONHB possa indicar cada estudante ao sistema do CNPq será necessário que o(a) aluno(a) 

a) Tenha um Currículo cadastrado na plataforma Lattes [Tutorial para Cadastro do Currículo Lattes]

b) Envie seu nome completo – conforme consta em seus documentos oficiais e o número do CPF em resposta ao e-mail que enviamos.

Após essa etapa, poderemos realizar a indicação da bolsa e a partir desse momento o contato e exigência de documentos passam a ser diretamente feitos pelo CNPq. Entretanto, já recomendamos que os estudantes providenciem a abertura de uma Conta Corrente no Banco do Brasil, pois sem ela o CNPq não implementará a bolsa.

Sobre a distribuição das bolsas 

As bolsas de ICJ serão distribuídas conforme registrado abaixo.

7.6 Este comunicado com força de regulamento estabelece que:

1) De acordo com o valor estipulado pelo CNPq no edital 41/2022 a ONHB distribuirá 30 bolsas de IC-Junior para alunos de equipes de escolas públicas medalhistas segundo a sua pontuação. Sendo 15 bolsas destinadas a estudantes de ensino fundamental e 15 a estudantes de ensino médio.

2) As bolsas terão valor de R$300,00 (trezentos reais) com duração de até 10 meses.

3) As bolsas serão oferecidas os estudantes das equipes com as maiores pontuações por modalidade (pública de ensino fundamental e pública de ensino médio) segundo a ordem de classificação da equipe.

4) No caso de desistência da bolsa por parte de estudantes elegíveis ou cancelamento da bolsa por motivos diversos, estando o projeto da 3ª ONHB-A ainda em vigência junto ao CNPq, a referida bolsa será transferida ao próximo estudante elegível segundo a pontuação das equipes em sua modalidade (pública de ensino fundamental e pública de ensino médio).

5) No caso de empate entre estudantes elegíveis estão mantidos os critérios de desempate do item a seguir.

7.7 Este regulamento estabelece que, em caso de empate entre dois ou mais estudantes elegíveis para ser beneficiário da Bolsa de ICJ, serão levados em conta os seguintes critérios, aplicados nessa ordem:

a) ser membro de família inscrita no CadÚnico e receber Bolsa Família aliada ou não a outros benefícios do governo federal;

b) ter feito toda a formação, até o presente momento, em escola pública;

c) possuir um ou mais irmãos em idade escolar;

d) ser o(a) aluno(a) de menor idade.

7.8 Os participantes contemplados na 3ª ONHB-A com as Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) poderão ter que fornecer documentos complementares, exigidos pelo CNPq para a formalização do benefício. Os contemplados deverão providenciar a abertura de conta corrente no Banco do Brasil para recebimento do benefício, assim como poderão ter que entregar relatórios sobre as atividades desenvolvidas ao longo da vigência da bolsa. Caso haja a necessidade de entrega de documentos, abertura de conta e entrega de relatórios, a Comissão Organizadora da ONHB-A se compromete a divulgar informações sobre essas necessidades e os trâmites que as envolvem, em seus comunicados oficiais.

7.9 O(a)s participantes de equipes na modalidade “escolar – pública” que forem contemplados na 3ª ONHB-A como beneficiários das Bolsas de Iniciação Científica Júnior terão como obrigatório participar, no período de vigência da bolsa, de pelo menos UM dos projetos Olímpicos da ONHB que ocorrerão em 2024 (sendo permitido participar de ambos), a saber, a 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – Aberta Para Todos, como parte da proposta de incentivo ao desenvolvimento do conhecimento científico na educação básica que o programa de Bolsas de ICJ estabelece. Este(a)s deverão montar equipes orientadas por um(a) professor(a) e realizar a inscrição segundo as regras da Olimpíada escolhida e que serão publicadas futuramente.

7.10 Os critérios de seleção e desempate dos beneficiários das Bolsas de ICJ sempre que necessários serão realinhados em caso de mudanças nas regras do CNPq. A Comissão Organizadora da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – Aberta Para Todos se compromete a publicar em seu site, na forma de Comunicado Oficial, qualquer alteração que se faça necessária por demandas que fujam a sua alçada de decisão. Os Comunicados Oficiais têm força de regulamento e podem alterar e/ou completar este Comunicado e ao Regulamento.

Atenciosamente 

Comissão Organizadora da ONHB-A

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.